RESENHA CRÍTICA
Leia atentamente o texto “Saberes gramaticais na escola” (Barbosa, 2007, p. 31-54) e elabore uma resenha crítica.
Para baixar o arquivo em PDF, use o link http://goo.gl/mo3lL.
Algumas observações gerais:
·
DATA DE ENTREGA:
08/07/2013
·
Limite de
páginas:
1 a 2 páginas.
·
O que fazer?
Conforme o exposto em sala de aula, na
resenha crítica, vocês devem formular um
texto que alie um resumo do artigo sugerido, algumas informações sobre o
autor/obra e comentários críticos
(positivos/negativos). Não é necessário, entretanto, respeitar essa ordem
de distribuição, sendo livre a exposição desses aspectos, desde que a resenha
apresente coerência interna.
o
Como fazer o
resumo?
Na elaboração do resumo, devem-se
responder, minimamente, as seguintes questões:
§ Do que trata o artigo?
§ Quais os seus
objetivos e finalidades?
§ Como se
desenvolve? Qual a metodologia adotada?
§ A que conclusões
chega, principalmente?
o
Como apresentar
o autor/obra?
Nesta etapa, podem-se tecer comentários
sobre a atuação acadêmica e profissional do autor, pensando em como esses
aspectos se refletem no desenvolvimento do artigo. Tais informações devem ser
extraídas do currículo lattes do
autor, disponível online no seguinte link:
Como se trata de um artigo de um livro
destinado ao ensino de língua portuguesa, é possível, também, ressaltar suas
contribuições para o tema, ou seja, como ele se localiza no livro em que se
insere.
o
Como fazer a
crítica?
A crítica deve ser feita a respeito do
texto. Pode ser, contudo, positiva ou negativa. Nesse sentido, pode elogiar ou
criticar, por exemplo, a linguagem empregada, a relevância do tema, a abordagem
dada e as contribuições do artigo para o ensino/área de pesquisa a que se
relaciona.
o
Como formatar?
§ Fonte: Times New
Roman – 12 – justificada
§ Espaçamento
entre linhas – 1.5
§ Margens:
Superior:
3.0
Direita: 2.0
Inferior:
2.0
Esquerda: 3.0
Nenhum comentário:
Postar um comentário